Autoridades paraenses participam de audiência pública na Alepa

  O atual presidente da Comissão Permanente de Prevenção às Drogas, deputado Pastor Divino, junto com a equipe técnica da comissão, Cleber Fonseca (secretário da CPPD) e Aurélio Coutinho (assistente) realizou na última segunda-feira, 28, a Audiência Pública sobre “A criminalidade no Estado e o tráfico de drogas”, no Auditório João Batista da Assembléia Legislativa do Estado do Pará.

 Estiveram presentes na audiência o Major Bernandes, superintendente do Sistema Penal; Tenente Coronel Piedade, representante do Comando Geral da Polícia Militar; Dr. Luis Fernandes, secretário de Segurança Pública; Juiz Moisés Flexa, representante do Tribunal de Justiça; Deputado Manoel Pioneiro, presidente da Alepa; Dr. José Athaíde, delegado geral da Polícia Civil; Dr. Raimundo Soares, representante da Polícia Federal, e Márcio Teixeira Cypriano, promotor de justiça, representando o Ministério Público Estadual.

        Cada autoridade aproveitou o momento para discutir, com muita propriedade, as questões relacionadas ao tema proposto na audiência, e ressaltaram, primeiramente, os pontos negativos da segurança pública que são refletidos na sociedade, e depois avaliaram o que mudou positivamente no período de 2007 a 2010.

     Na oportunidade, o Dr. Luis Fernandes apresentou dados que confirmam os fatores fundamentais que contribuem para a deterioração da ordem pública. A saber, o tráfico de drogas e a criminalidade, duas variáveis interligadas e presentes na juventude paraense. E ainda divulgou programas desenvolvidos para o combate a violência no Pará.

     As análises dos crimes ocorridos no estado foram explanadas pelo Dr. Antônio Farias, diretor do CEI (Centro Estratégico Integrado). Essas estatísticas mostram que nos meses de janeiro de 2010 e janeiro de 2011, os crimes de homicídios registrados na Região Metropolitana de Belém caíram em 27% e em 50% na capital e o número de roubos apontou uma queda de 18% em todo o estado.
     A Audiência Pública foi proposta pelo deputado Pastor Divino na intenção de promover o debate entre as autoridades e a população para então chegar a uma solução. E assim, ao observar o cenário, o qual se encontra o nosso estado, propor a regulamentação de leis já existentes, bem como a elaboração de futuros projetos que possam abranger o tema discutido afim de que beneficie e melhore a segurança da população do Pará.





0 comentários:

Postar um comentário