Bullying nas escolas

A audiência pública ocorreu na última sexta-feira (23/09), no auditório João Batista e discutiu sobre as medidas as quais devem ser tomadas para eliminar o 'bullying' das escolas.

O Presidente da Comissão de Prevenção às Drogas, requereu essa audiência, porquê acredita que a conscientização da sociedade sobre o que é o bullyng e o que fazer para enfrentar o problema é um instrumento importante de combate à violência nas escolas públicas brasileiras, conforme propôs no projeto de lei n° 47/2011 que institui o dia 12 de outrubro como 'O Dia Estadual de Conscientização Contra a Violência Infantil'.

"A conscientização faz com que a mente do cidadão se abra. Se um aluno que foi convidado por um traficante a usar drogas tiver informações prévias, vai saber se posicionar. Se não, é presa fácil. Assim acontece também com o bullying", comparou o parlamentar.

Estiveram presentes na mesa, o promotor, Maurício Guerreiro, do Tribunal de Justiça da Criança e do Adolescente; a especialista em educação, Sandra Ribeiro, da Secretaria de Educação; a comissaria do Juizado, Ruth Helena, da 1° vara da Infância e da Juventude; a assessora de políticas dos direitos da criança e do adolescente, Simone Silva, da Secretaria de Direitos Humanos; a dirigente da Escola Bíblica Infantil, Janine Santos, do grupo TF Teen e a diretora, Silvia Rego, da Secretaria de Segurança Pública do Pará. Além de um grande público com cerca de 300 adolescentes do grupo TF Teen que assistiram e participaram da audiência relatando suas experiencias na escola em relação ao bullying.

Um adolescente de 12 anos explicitou que já foi vítima de bullying e só hoje não sofre mais com essa intimidação porque mudou de escola. Mas afirmou que tem presenciado seus colegas cometerem esse tipo de violência, e apelou para todas as autoridades que tomem providencias. "Porque nem os diretores têm conhecimento de muitos casos de bullying, pois acontecem as escondidas".

O palamentar Pastor Divino, líder do PRB, anunciou a proposta de montar, ainda esse ano, um calendário de audiências nas escolas como forma de orientar as vítimas sobre o que podem fazer em casos de violência. E convidou as autoridades e os diretores de escolas para abraçar a causa e definir o roteiro de visitas.

Projetos já existentes apresentados na audiência:
*Projeto Juizado Vai à Escola da 1° Vara da Infância e Juventude - Poder Judiciário
*Projeto de extensão Observatório de Violência nas Escolas - Núcleo Pará - Universidade da Amazônia (UNAMA) em cooperação da UNESCO

0 comentários:

Postar um comentário