Presidente da Comissão reuni com as comunidades terapêuticas

 Com o objetivo de esclarecer e definir a melhor forma de ajudar as comunidades terapêuticas através do poder legislativo, o presidente da Comissão de Prevenção às Drogas, deputado Divino, reuniu-se na tarde do dia (25), com os presidentes das comunidades terapêuticas do Estado do Pará, e com o Presidente do CONED (Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas) Sandro Mesquita e a Assistente administrativa Ana Chamma.
Na ocasião, foi discutida a atual situação financeira dos centros e a falta de apoio dos órgãos competentes. O Pr. Carlos Augusto, presidente do Cerve  (Centro de Recuperação Vida e Esperança) relatou que a medida para conseguir recursos é pedir ajuda financeira nos sinais de trânsito da cidade, porém essa atitude tem sido vista com preconceito pela sociedade.  Outra forma de obter renda, é a fabrica de vassouras, feitas artesanalmente por garrafa “pet” pelos pacientes do centro. Carlos afirma que as comunidades precisam de condições e estrutura para gerar renda e sustentar os pacientes.

De acordo com o presidente do conselho, existem registradas cerca de 32 comunidades, que estão sendo visitas e vistoriadas. Segundo Sandro para que o recurso chegue aos centros é necessário que todas as comunidades estejam cadastradas com documentação em ordem junto ao CONED e com os padrões da ANVISA.

Ao final o deputado à assessora Ana afirmou que as comunidades tem que ir pautadas para cobrar os seus direitos junto às entidades competentes, ressaltando que o CONED está se reavaliado na área de prevenção às drogas.

Sandro finalizou falando a todos que dia 31 de maio é a data prevista para o lançamento da cartilha com orientações necessárias para as comunidades terapêuticas. O deputado agradeceu a presença de todos é garantiu estudar uma emenda com o objetivo de ajudar na recuperação de dependentes químicos.









0 comentários:

Postar um comentário